News

Tribunal superior da Índia liberta editor do NewsClick preso em caso de financiamento chinês

Prabir Purkayastha foi preso no ano passado depois que uma reportagem do New York Times alegou que seu veículo era apoiado financeiramente por uma rede que promove propaganda chinesa.

A Suprema Corte da Índia afirma que a prisão do fundador e editor do site NewsClick, Prabir Purkayastha, no ano passado, sob uma rigorosa lei antiterrorismo, foi ilegal e ordenou sua libertação sob fiança.

Purkayastha foi preso em outubro, quase dois meses depois de uma reportagem do New York Times alegar que seu site de notícias em inglês havia sido apoiado financeiramente por uma rede que promove propaganda chinesa.

O jornalista de 75 anos foi acusado de receber dinheiro estrangeiro e de conspiração criminosa, e foi preso ao abrigo da Lei de Prevenção de Actividades Ilícitas (UAPA), uma lei antiterrorismo rigorosa que torna virtualmente impossível obter fiança.

O Supremo Tribunal decidiu na quarta-feira que a prisão de Purkayastha pela Direcção de Execução, a agência de crimes financeiros da Índia, era ilegal, uma vez que não lhe comunicou por escrito os motivos da detenção.

Os juízes BR Gavai e Sandeep Mehta declararam a sua prisão “inválida aos olhos da lei” e disseram que ele deveria ser libertado, sujeito ao fornecimento de fianças. O tribunal superior disse que a sua decisão sobre o confinamento de Purkayastha não era uma declaração sobre os méritos do caso em curso contra ele.

“Um bom dia para a mídia independente!” disse NewsClick em uma postagem no X, dando as boas-vindas ao lançamento de Purkayastha.

A NewsClick, com um foco independente e crítico nos “movimentos progressistas” da Índia, foi fundada em 2009 por Purkayastha, que foi anteriormente preso em 1975 durante um estado de emergência imposto pela então primeira-ministra Indira Gandhi.

No ano passado, o The New York Times informou que o NewsClick foi financiado pelo milionário Neville Roy Singham, residente nos Estados Unidos. O relatório disse que o site “espalhou sua cobertura com pontos de discussão do governo chinês” – afirma que Singham e NewsClick rejeitaram.

O relatório também acusou Singham de trabalhar em estreita colaboração com a China – o inimigo comum da Índia e dos EUA – e de “financiar a sua propaganda em todo o mundo”.

As relações entre Nova Deli e Pequim têm sido tensas devido a uma longa disputa fronteiriça que se transformou num confronto mortal entre as suas tropas no Himalaia em 2020 e congelou profundamente a diplomacia entre as duas nações.

Em 2021, funcionários do ED invadiram pela primeira vez o escritório do NewsClick e a residência de Purkayastha por alegações de lavagem de dinheiro e financiamento estrangeiro. Durante o período do ataque, o site de notícias noticiou extensivamente os massivos protestos antigovernamentais dos agricultores indianos.

Mas nenhuma prisão foi feita durante a operação, com as autoridades afirmando que a investigação contra o meio de comunicação continuará.

Em Outubro do ano passado, o ED invadiu novamente o escritório da NewsClick e as residências de quase 80 jornalistas e outros indivíduos associados à organização com sede em Nova Deli. Foram apreendidos computadores e celulares de seus funcionários e escritores independentes que escreviam para ela.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi disse que as operações foram justificadas porque o financiamento estrangeiro dos grupos de comunicação social deve ser avaliado pelas agências de investigação. “Se alguém cometeu algo errado, as agências de busca são livres para realizar investigações”, disse o ministro da Informação e Radiodifusão, Anurag Thakur, aos repórteres após as operações.

Mas os vigilantes dos meios de comunicação social e grupos de defesa dos direitos humanos disseram que as rusgas faziam parte de um ataque do governo à liberdade de imprensa desde que Modi chegou ao poder em 2014. Ele procura um terceiro mandato nas eleições nacionais multifásicas em curso.

No ano passado, as autoridades fiscais indianas também invadiram os escritórios da BBC em Nova Deli e Mumbai, pouco depois de a emissora britânica ter lançado um documentário que criticava Modi. Dezenas de jornalistas indianos críticos do governo nacionalista hindu queixaram-se do aumento do assédio, inclusive nas redes sociais – onde o partido governante, BJP, tem uma presença poderosa.

A Índia caiu para a 159ª posição no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2024, uma classificação anual da organização sem fins lucrativos Repórteres Sem Fronteiras, uma melhoria marginal em relação à 161ª posição do ano passado.



Source link

Related Articles

Back to top button